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14 franquias baratas para empreender e morar na praia em 2026, que custam a partir de R$ 10 mil
Morar na praia pode ser o sonho de muitas pessoas que buscam desacelerar o ritmo de vida. De acordo com dados do Censo 2022, do IBGE, houve um aumento de 5 milhões de pessoas vivendo próximo ao litoral brasileiro na comparação com 2010. Segundo o último Censo, mais de 111 milhões de pessoas vivem próximo a regiões de praias, o que inclui domicílios localizados a uma distância máxima de 150 quilômetros da costa. O número representa 54,8% do total da população brasileira.
Para viabilizar esse sonho, uma das opções é empreender em uma cidade litorânea, seja com um negócio com uma temática alinhada à região ou com operações home office, que oferecem maior flexibilidade para o empreendedor.
Se esse caminho chama sua atenção, mas a ideia de começar um negócio do zero te assusta, as franquias podem ser uma alternativa. Entre as opções, há redes que ofereceram modelos das chamadas microfranquias (ou franquias baratas), que exigem um investimento inicial de até R$ 135 mil, segundo definição da Associação Brasileira de Franchising (ABF).
Nesta matéria, você verá informações sobre as seguintes marcas:
Encontre Sua Viagem
Lave & Pegue
Love Gifts
Santa Carga
Peggô Market
Mikro Market
Mr. Fit
Mercadão dos Óculos
Espetto Carioca
Unhas Cariocas
Açaí Sunset
Fizzoli Sorvetes
Loucos por coxinhas
Porto do Sabor
Segundo Jorge Valdez, CEO do Instituto de Franching, consultoria de franquias associada à ABF, começar a empreender fora de sua cidade natal é um movimento comum, mas que exige atenção do potencial franqueado. Para o especialista, o ideal é que a mudança de cidade seja feita ao menos um mês antes do início do negócio, para que o empreendedor se adapte à cultura local e saiba escolher uma rede com maior potencial de sucesso na região.
“Franquia é um tipo de negócio com um horizonte de, no mínimo, cinco anos. Então, é importante avaliar esse local para realizar um plano de negócio no curto, médio e longo prazo, considerando as previsões para a cidade nos próximos anos: se tende a ter mais turismo, que tipo de turista que frequenta a região, se tem alguma legislação que possa gerar impacto no setor etc.”, diz Valdez.
Além disso, na hora de decidir em qual rede investir, o executivo destaca a importância de analisar com atenção a Circular de Oferta de Franquia (COF), avaliar o nível de suporte oferecido pela franqueadora e conversar com atuais e ex-franqueados para compreender como a operação funciona na prática.
Para quem deseja investir em uma microfranquia, Valdez também ressalta que o investimento reduzido não diminui a importância de uma análise completa e cautelosa. “Também é importante avaliar custos ocultos, como taxas, investimento em marketing ou ferramentas que devem ser usadas obrigatoriamente, além de eventuais riscos do próprio negócio”, afirma.
Fonte: Pequenas Empresas & Grandes Negócios
